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        Freios: o que pode estar errado quando faz barulho?

        Freios: o que pode estar errado quando faz barulho?

        Os freios são um dos sistemas mais importantes do seu carro — afinal, estão diretamente ligados à sua segurança e de todos ao redor. Por isso, qualquer barulho vindo deles deve ser tratado como um alerta. Mas você sabe o que pode estar errado quando os freios começam a fazer barulho?

        Neste artigo, explicamos as principais causas, o que cada som pode indicar e quando procurar uma oficina especializada.

        Barulho nos freios: o que pode significar?

        Chiado agudo ao frear (assovio)

        Esse é o barulho mais comum e geralmente acontece quando as pastilhas de freio estão gastas. Muitos modelos já vêm com uma peça metálica que “avisa” com esse som que está na hora da troca. Outras causas possíveis:

        • Pastilhas de má qualidade
        • Poeira ou sujeira entre disco e pastilha
        • Falta de lubrificação nas pinças

        O que fazer: Leve o carro para uma avaliação. Pode ser uma troca simples de pastilhas ou apenas limpeza e lubrificação.

        Barulho de ferro com ferro (rangido metálico)

        Se o som parece de metal raspando, é sinal de que as pastilhas acabaram completamente e o disco está sendo danificado. Isso pode gerar um prejuízo muito maior.

        O que fazer: Pare de usar o carro e procure uma oficina imediatamente. Rodar assim compromete o sistema de freio inteiro e a sua segurança.

        Estalos ou batidas ao frear

        Estalos secos ao pisar no freio podem indicar folgas nos componentes da suspensão ou do sistema de freio, como pinos, buchas ou suportes mal fixados. Também pode ser sinal de pastilhas soltas ou mal instaladas.

        O que fazer: Faça uma inspeção completa do sistema de freio e suspensão. Esses sons são perigosos e podem evoluir para falhas graves.

        Barulho ao frear em baixa velocidade

        Se o som aparece só quando você está freando devagar (por exemplo, em manobras ou parando em semáforos), pode ser apenas acúmulo de sujeira ou ferrugem leve no disco — algo comum quando o carro fica muito tempo parado ou exposto à umidade.

        O que fazer: Normalmente o ruído desaparece após algumas frenagens. Se persistir, vale fazer uma limpeza no sistema.

        Quando procurar uma oficina?

        Sempre que o freio fizer qualquer tipo de barulho incomum, o ideal é procurar uma oficina de confiança. Afinal, o freio é um item de segurança — e não dá para adiar. Além disso, é recomendável revisar o sistema de freios a cada 10 mil km rodados ou a cada 6 meses, mesmo sem sintomas aparentes.

        Barulho nos freios nunca é normal. Pode ser um simples desgaste ou o começo de um problema grave. Ignorar esses sinais pode resultar em acidentes, além de aumentar o custo da manutenção. Seu carro falou, é melhor ouvir. Se algo está rangendo, chiando ou estalando, procure ajuda o quanto antes.

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