Já aconteceu de você dar a partida no carro e perceber que os pedais começam a esquentar? Ou até mesmo durante o percurso, quando o carro já está em movimento? Isso pode ser sinal de uma falha elétrica. Como todas as partes do veículo, o sistema elétrico também pode apresentar falhas. Toda tecnologia pode estar sujeita a defeitos, não é? Mas, quando se trata de um carro, estamos falando também da segurança de quem está dentro dele.

 

Panes elétricas podem ser corriqueiras nos automóveis. Por este motivo, é importante que providências sejam tomadas logo quando essas falhas forem percebidas. O risco está em incêndios e acidentes. Esses problemas podem ser causados devido à bateria, ao alternador, a fusíveis, ao sistema de ignição e à correia do alternador. Neste artigo, você vai entender melhor os sinais dos problemas elétricos mais comuns no carro.

 

Entenda quais são os problemas

As falhas elétricas podem ser multifatoriais. Vale ressaltar que os problemas elétricos são gerados por excessos no sistema de eletricidade do carro. Isso acontece quando alguns itens do carro apresentam indícios de deterioração. A principal responsável por isso é a bateria.

 

Fique de olho nas condições dos itens do automóvel e sempre conte com a ajuda de empresas especializadas, como a Monobloco, que garante peças de primeira qualidade e com garantia.

 

E as causas das falhas elétricas do carro?

Importante salientar que as principais causas dos problemas elétricos dos automóveis são por conta da falta de atenção e reparo. Fique de olho sempre na bateria e no alternador do carro. Sobrecargas no sistema podem ser notadas em itens como o sistema de alarme, câmbio, suspensão, amortecedor e vidros.

 

De olho nos sinais!

O mais clássico é o problema na hora de dar a partida no carro. Fique atento também na má atividade de itens como rádio, faróis e painel. Você pode identificar problemas elétricos seguindo alguns cuidados como:

 

  1. Acione o pisca-alerta para deixar os demais motoristas sabendo que há falhas no seu carro.

 

  1. Ligue para a seguradora do seu carro ou entre em contato com o serviço de socorro rodoviário. Cuidado pra não ficar dentro do veículo.

 

  1. Em hipótese alguma faça chupeta na bateria! Isso não garante que ela volte a funcionar.

 

Principais problemas!

 

Bateria

Revise essa peça com frequência. Quando a manutenção for exigida, será mais fácil de realizar o procedimento e também ela não deixará você na mão como acontece nos casos de pane elétrica.

 

Alternador

Quando este item apresenta alguma falha, é normal que uma luz apareça no painel do veículo indicando que há algo de errado. Caso isso ocorra, é indicado que o motorista estacione o carro e faça uma inspeção técnica.

 

Fusíveis

Um curto-circuito no sistema também pode causar uma falha elétrica. Esse componente do veículo atua como uma espécie de proteção. Remova o fusível e veja se ele está queimado.

 

Sistema de ignição

Este item conta com componentes como magneto, bobina, cabos, velas e chaves de ignição. Essas partes compõem o sistema elétrico de um automóvel, podendo apresentar falhas e causar panes elétricas.

 

Iluminação

Farol, luz de freio, pisca-alerta, luz de posição e lanternas podem ser responsáveis por uma pane elétrica. Por serem itens muito utilizados, principalmente durante percursos noturnos, pode ser que os componentes apresentem falhas por desgaste.

 

Faça a manutenção preventiva

 

A melhor dica que a Monobloco pode te dar é fazer a manutenção preventiva do seu carro. Aqui na Monobloco verificamos todos os sistemas, inclusive os itens que evitam a pane elétrica. Muitas vezes, a causa da pane está na correia do alternador. Evite problemas e dores de cabeça futuras. Respeite as datas da manutenção e traga seu carro para a Monobloco.