Tem carro elétrico? Está pensando em adquirir um? 

Então você precisa se informar sobre como é a manutenção desse tipo de veículo! Afinal, não basta ser econômico quanto a combustível e favorecer a natureza. A realidade é que carros são investimentos e é preciso ter consciência se você está fazendo um bom negócio ou entrando numa furada.

 

No texto de hoje, vamos te falar exatamente tudo o que você precisa saber sobre manutenção de carros elétricos. Continue a leitura para descobrir!

 

MANUTENÇÃO DE CARRO ELÉTRICO: TEM VANTAGEM?

Com certeza! Esse tipo de veículo tem 7x menos peças móveis do que um carro a combustão tradicional e é, mecanicamente, bem mais simples. Só o fato de dispensar combustão interna, faz com que o motor não necessite de lubrificante e isso já dispensa uma série de itens que costumam dar problema. Outras peças que você com certeza já ouviu falar — como mangueiras, bomba de combustível e correias — também não fazem parte da lista de preocupações de um proprietário de carro elétrico.

Além de ter menos peças e ter uma construção mais simples, certos sistemas também são de mais fácil manutenção como os freios, por exemplo.

A simplicidade da construção do veículo elétrico favorece uma manutenção muito mais rápida e barata, isso é inegável. Só tem um porém: é preciso contar com o auxílio de um profissional especializado.

 

QUALQUER OFICINA É CAPAZ DE ATENDER UM CARRO ELÉTRICO?

Como o carro elétrico tem um sistema bem diferente e necessita de mão de obra qualificada e específica para manusear o veículo e garantir que está tudo nos conformes, podemos dizer que: não, não é qualquer oficina que é capaz de atender um carro elétrico.

Na hora de buscar um profissional para fazer a manutenção de um veículo elétrico, verifique se ele tem o curso NR10 e pergunte se ele tem todo o material necessário para verificar e corrigir quaisquer problemas no carro.

 

COMO É REALIZADA A MANUTENÇÃO NO CARRO ELÉTRICO?

A inspeção dos carros elétricos costuma incluir a vistoria das portas, do bocal de carregamento do motor, do estado da bateria e de certos itens, como fechaduras, dobradiças, trincos, palhetas dos limpadores, borrachas de vedação, etc. Além disso, alguns sistemas acabam seguindo um procedimento bem parecido com os carros movidos a combustão, como é o caso da suspensão, que deve ter seus componentes checados a cada 10 mil quilômetros e do filtro do ar-condicionado que deve ser trocado a cada 20 mil quilômetros. E outros sistemas como o de freio acabam se desgastando menos, já que o carro elétrico é mais eficiente em executar o comando de frear, exigindo menos das pastilhas e discos.

O mais importante é que você possa contar com profissionais qualificados e com uma estrutura completa para atender as demandas desse tipo de veículo com maestria e segurança.

 

CONCLUSÃO

Pensou em manutenção de carro elétrico, pensou em MONOBLOCO! Não é porque o sistema elétrico é, tecnicamente, mais simples que pode ser manuseado por qualquer pessoa.

Para garantir que uma revisão minuciosa será feita, conte com profissionais confiáveis como os da Monobloco, ou, no mínimo, tenha consciência do que precisa ser verificado para que você mesmo possa averiguar se o profissional contratado está fazendo o serviço completo, como deve ser feito.

 

Lembre-se: conhecimento é poder!

Continue nos acompanhando para mais conteúdos relevantes e objetivos sobre manutenção veicular.

 

E, caso você precise de alguém confiável para fazer a manutenção do seu veículo:

Você pode nos encontrar nos seguintes endereços das nossas principais centrais de atendimento:

  • BAHIA
      • Loteamento Quintas de Abrantes, Quadra A, Lote 7, Catu de Abrantes, Camaçari.
      • Av. Santos Dumont, 5476 – KM 4,5 Estrada do Côco – Lauro de Freitas.
      • Av. Jequitaia, 140 – Água de Meninos, Salvador.
      • Av. Manoel Dias, 783 – Amaralina, Salvador.
  • MARANHÃO
      • Av. Guajajaras, 121 – São Bernardo (Próx. ao Centro Elétrico), São Luís, MA.
      • Av. Senador Vitorino Freire, 68B, Areinha, São Luís, MA.
  • PIAUÍ
      • Av. Miguel Rosa 4027, Teresina – PI.
      • Av. Presidente Kennedy 173, Kennedy – PI.
      • Av. Nossa Senhora de Fátima 1790, Bairro de Fátima – PI.
      • Av. Deputado Pinheiro Machado 1354, Parnaíba – PI.
  • RECIFE
      • Av. Mascarenhas de Moraes 945, Imbiribeira – PE.
  • FORTALEZA
    • Av. Heráclito Graça, 1001, Aldeota, Fortaleza – CE.