O sistema de freio é composto por peças que possuem durabilidades diferentes, pois sofrem impactos diferentes, têm estruturas diferentes, dentre outros aspectos que influenciam na vida útil do componente. Sendo assim, você não terá um desgaste uniforme do sistema de freio, mas sim um desgaste peça por peça. Sabendo que o sistema de freio é um dos mais importantes para garantir a segurança dos passageiros e do público em geral, é essencial que você tenha conhecimento sobre os aspectos principais que envolvem o bom funcionamento dele.

 

Quer descobrir qual a duração dos componentes do sistema de freio do seu carro? Então continue a leitura!

 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS COMPONENTES DO SISTEMA DE FREIO? E SUA VIDA ÚTIL?

  1. Pedal de freio: é onde o motorista pressiona (pisa) para ativar o trabalho das outras peças do sistema, fazendo com que o veículo desacelere, podendo parar por completo caso haja necessidade. VIDA ÚTIL: indefinido; não costuma dar problema.
  2. Cilindro Mestre do freio: é um cilindro junto a um grupo de válvulas e borrachas que servem para abastecer o sistema com o fluido do reservatório no momento em que o pedal é pressionado. VIDA ÚTIL: aproximadamente 100 mil km, se a manutenção for feita corretamente (troca do fluido a cada 10 mil km).
  3. Fluido de Freio: é um líquido que fica em um reservatório acima do cilindro mestre e que faz com que todo o sistema hidráulico funcione. VIDA ÚTIL: é recomendável que se faça a troca a cada 10 mil km.
  4. Canos e Mangueiras do freio: são dutos que levam o fluido do cilindro até as rodas. VIDA ÚTIL: indefinido, porém, devem ser checados a cada 10 mil km).
  5. Servo Freio: é uma peça exclusiva do modelo tambor e auxilia na atuação da frenagem, ou seja, faz com que o veículo pare com menos esforço (mesmo que seja um veículo extremamente pesado). VIDA ÚTIL: a revisão deve ser feita a cada 120 a 200 mil km, porém, caso o pedal fique enrijecido, não há conserto, a troca da peça deve ser feita.
  6. Lona: é uma peça exclusiva do modelo tambor e faz atrito entre as rodas traseiras e os tambores. VIDA ÚTIL: até, no mínimo, 50 mil km não deve apresentar problemas.
  7. Tambor: é uma peça exclusiva do modelo tambor, tem o formato semelhante a uma panela e fica localizado nas rodas traseiras ao redor das lonas. VIDA ÚTIL: indefinido; não costuma dar problema.
  8. Pastilha de freio: é uma peça localizada na parte dianteira do carro e que entra em atrito com o disco quando o sistema é acionado. VIDA ÚTIL: à depender dos hábitos do motorista, mas, em média, dura até 20 mil km.
  9. Disco de freio: é uma peça em formato de disco que fica nas rodas e entra em contato com as pastilhas para frear o carro. VIDA ÚTIL: indefinido.
  10. Sistema de freio ABS: é um mecanismo de segurança que evita que as rodas travem em uma direção quando o freio é acionado, fazendo com que o veículo mantenha a tração em contato com o solo e não derrape ou capote. VIDA ÚTIL: indefinido.

 

CONCLUSÃO

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A inspeção do sistema de freio é algo que sempre gostamos de reforçar, devido ao impacto que tem na segurança de todas as pessoas. Então, esperamos que tenha gostado e que o conteúdo tenha agregado ao seu conhecimento.

 

Lembre-se: conhecimento é poder!

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