Você sabe quando o câmbio automático do seu carro está dando sinais de desgaste? Por mais que seja um tipo de transmissão moderna e bem mais avançada, não está imune a defeitos. A boa notícia é que você pode perceber se o câmbio automático vai dar problema.
A Monobloco listou alguns sinais no desempenho e no comportamento da caixa que podem indicar possíveis defeitos e a necessidade de manutenção. Se você leu até aqui é porque há interesse neste tema. Continue até o final e aprenda o que fazer nessas horas.
Pequenos trancos no câmbio automático
É comum que o câmbio automático dê pequenos trancos. Ainda mais quando você pisa fundo em subidas de serra, por exemplo. Agora, se por acaso esses solavancos acontecerem com muita frequência durante uma aceleração mais calma e linear, é preciso ficar atento.
Como resolver? Fique de olho no baixo nível do fluido de transmissão, ou mesmo do fluido que já está na hora de ser trocado. É importante verificar o manual do veículo e os prazos para substituição do óleo. Jamais use produtos fora das especificações do fabricante.
Câmbio patinando
Você já teve a sensação de que o automóvel demora a engrenar quando você acelera? É como se a marcha não tivesse sido engatada, não é? Então, precisamos ressaltar que isso não é exclusividade dos modelos com caixa manual.
Como resolver? Esse tipo de comportamento, como o da “patinação”, pode ser causado por alguma falha na pressão do óleo da transmissão. Ah, outro motivo pode ser algum defeito nas molas da válvula reguladora do sistema. Então, fique de olho.
Superaquecimento
Você já sentiu, quando dirige por muito tempo, um cheiro de queimado vindo da parte onde fica a alavanca da transmissão? Então, pode ser que o conjunto esteja superaquecido. Neste caso, você vai precisar parar o automóvel na mesma hora e dar um tempo antes de seguir viagem.
Como resolver? Este problema pode acontecer quando há um baixo nível de fluido ou mesmo a perda das propriedades originais do óleo da transmissão. Não esqueça que a caixa superaquecida pode até quebrar o conjunto e exigir uma troca do câmbio.
Barulhos
E por fim, os temidos barulhos. Este é mais um “sintoma” de baixo nível de óleo do câmbio. É importante destacar que a transmissão automática foi projetada para trabalhar de forma silenciosa. Então, ruídos que pareçam peças arranhando pode ser sinal de que algo não vai bem no conjunto.
DICA BÔNUS
Se você sentir qualquer um desses “sintomas” no seu automóvel, a dica master aqui é levar ele o mais rápido possível para um centro automotivo. A Monobloco possui um time especializado pelo Brasil e que deixará seu carro seguro e potente novamente para dirigir em segurança e sem complicações. Entre em contato conosco e descubra a Monobloco mais próxima de você.