Você já se perguntou como funciona o freio ABS do seu carro? Inicialmente, esse sistema não foi desenvolvido para os automóveis, mas para garantir maior segurança no pouso de aeronaves. E acabou se tornando o primeiro sistema eletrônico de segurança integrado ao carro. As siglas significam (em português), sistema de travagem antibloqueio.
Sem dúvidas, os freios ABS constituem o elemento ativo de segurança do automóvel que mais tem evitado acidentes. Mas, qual é de fato o objetivo desse sistema? A Monobloco explica: sua missão é manter o controle sobre a trajetória do veículo enquanto é aplicado pressão máxima de frenagem.
Podemos então afirmar que o ABS serve para que o condutor possa frear e mudar a trajetória ao mesmo tempo. Dessa forma, ele evita que as rodas travem. Se você ainda não entendeu bem, vamos explanar melhor nos parágrafos a seguir. continue indo até o final para sanar suas dúvidas.
Para que serve o freio do carro?
Reduzir a velocidade com que o carro se desloca. Esse é o principal objetivo do sistema de freios de um veículo. Dessa forma, quando o freio é acionado, ele impede que as rodas patinem. Apesar disso, por conta da inércia, é possível que o carro continue em movimento mesmo que as rodas estejam completamente paradas.
É importante aqui, salientar que se as rodas não girarem, mas o carro continuar se movendo, o automóvel pode ficar sem controle sobre o caminho que ele vai ter. Quando, durante a frenagem, as rodas dianteiras foram travadas, não é possível ter o controle de direção. Por mais que se gire o volante para um lado.
É aqui que mora o perigo, pois o carro vai seguir o que chamamos de caminho da inércia. E sabemos que ficar fora de direção é um dos maiores problemas enquanto se dirige. Para evitar isso e aumentar a segurança ativa dos carros, vários sistemas antibloqueio foram desenvolvidos. Vamos retroceder um pouco para contextualizar?
O que a história conta?
Em meados dos anos 60, os freios eram totalmente mecânicos. E foi somente a partir do final dos anos 70 e ao longo dos anos 80 que se desenvolveram sistemas eletrônicos, apesar disso, foi nos anos 90 onde passou a ser instalada na maioria dos carros. Atualmente, todos os carros instalam o freio ABS de fábrica.
Por dentro do Processo do Freio ABS
Agora, você vai entender de fato como funciona o freio ABS. Enquanto você dirige, a unidade de controle recebe informações sobre a velocidade de rotação de cada uma das rodas. Se porventura, a velocidade de uma delas for menor que a das demais, ela passa a ser bloqueada.
Assim, a central de comando dá ordem para retirar a pressão do freio daquela roda para combinar sua velocidade de rotação com a dos outros. Então, como proceder quando for preciso ativar os freios ABS? Exatamente como em um carro sem ABS. A diferença é no caso de frenagem extrema ou de emergência.
Sem ABS
Se o seu carro não possui o sistema de freios ABS, você precisará pisar com toda a força no pedal e logo após soltar um pouco para virar o volante e evitar o obstáculo.
Com ABS
Se o seu carro tem ABS, você só precisa pisar totalmente no freio e na embreagem. Logo após, é importante deixar o sistema funcionar durante o processo de frenagem. Lembre-se que um veículo com ABS permite evitar o obstáculo enquanto se freia. É importante aplicar força no pedal da embreagem para evitar que o motor pare.
Não seja surpreendido
Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona o sistema de freios ABS do seu carro, entre em contato com o Monobloco. Não esqueça que é de suma importância fazer a revisão dos freios do seu carro para que ele continue funcionando bem e sem surpresas desagradáveis. Procure a Monobloco mais próxima de você no nosso site.