Para dirigir tranquilamente é preciso saber utilizar corretamente as luzes e lanternas do carro. A gente sabe que o universo da direção envolve uma série de regras e especificações que acabamos esquecendo. Muitos ainda têm dúvidas sobre quando e onde ligar lanterna ou o farol baixo ou alto.
É importante saber que a mesma iluminação que ajuda durante a noite, também pode ser uma vilã. Se você não souber usar essa ferramenta de forma adequada, pode acabar até mesmo atrapalhando outros motoristas. Vem saber onde e quando o uso é correto.
FAROL BAIXO
Use o farol baixo durante o dia, quando for trafegar em túneis com iluminação pública. Você também pode usar o farol baixo durante a noite, em vias iluminadas. Já as motocicletas devem circular com o farol baixo sempre ligado.
FARO ALTO
Ligue o farol alto sempre que a via não contar com um sistema de iluminação pública. É também importante ficar atento aos veículos que transitam na mão contrária. Diminua a intensidade da luz sempre que cruzar com outro carro. Assim, você não atrapalha o motorista da frente.
LUZ BAIXA
Esse tipo de sinal acontece quando o motorista pisca rapidinho com as lanternas do carro. Ele quer dizer que precisa ultrapassar você. Lembre-se sempre de esperar o veículo da frente sair e nunca ultrapasse pela direita.
LIGAR LANTERNA
Quando você liga a lanterna, você informa que irá realizar embarque e desembarque de passageiros ou carga e descarga de mercadorias durante o período da noite. Esse recurso também é usado quando há baixa visibilidade durante o dia, com chuva forte ou neblina e cerração.
PISCA-ALERTA
Ele precisa ser ligado toda vez que o motorista está parado, em uma emergência ou quando o condutor precisa sinalizar que há algum perigo à frente, quando há a necessidade de frear bruscamente.
APRENDEU?
E para colocar tudo isso em prática, você precisa estar com a revisão do seu carro em dias. que tal fazer a revisão completa do seu carro aqui na Monobloco? Procure a estação da Monobloco mais perto da sua casa ou entre em contato agora mesmo.